O grupo de pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) realizou na semana passada as inscrições para o projeto acervo incursões etnográficas coletivas, e realizará os encontros do dia 22 de setembro até o dia 13 do outubro, no Laboratório de Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF). O tema dessa edição é o Círio de Nazaré.

O novo projeto tem como objetivo reunir pesquisadores e entusiastas da Antropologia para a realização de etnografias coletivas de eventos e cenários da cidade de Belém utilizando diversas linguagens e suportes, como audiovisual, escrita e cartografias. “Mesmo o Visagem tendo como foco principal de suas atividades a Antropologia Visual, aqui, buscamos ampliar a gama de possibilidades para a pesquisa em humanidades, agregando participantes de diversas áreas do conhecimento, os quais utilizam outras técnicas”, informa a coordenadora do Visagem, professora Denise Cardoso.

Círio - Para a  professora Denise, a escolha do evento Círio como tema para a primeira edição  se justifica, pois, além de ser uma das maiores manifestações religiosas da cidade, as dinâmicas culturais que orbitam em torno do segundo domingo de outubro vão além da procissão em si. “Nessa primeira incursão, a proposta é montar uma etnografia coletiva do Círio de Nazaré, em suas mais diversas dimensões”, ressalta a professora.

Encontros - O evento será dividido em cinco encontros, que ocorrerão entre os dias 22 de setembro e 13 de outubro.  Os três primeiros ,  nos dias 22 e 29 de setembro e no  dia 6 de outubro, serão de apresentação e discussão de trabalhos acerca dos temas da Etnografia e Antropologia Visual, em especial no ambiente urbano, além do planejamento da incursão.  No dia 9 de outubro, no domingo do Círio, ocorrerá a incursão. O último encontro, no dia 13 de outubro, será uma reunião  para o compartilhamento dos resultados da incursão.

Visagem - Criado há dois anos, a partir da iniciativa de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), o Grupo de Estudos sobre Antropologia Visual e da Imagem (Visagem) busca fomentar os estudos e as ações voltadas para o uso de imagens em contextos de pesquisas das Ciências Sociais e afins, notadamente no âmbito da Antropologia. O grupo conta com parcerias institucionais de outras universidades e de pesquisadores de renome internacional na área. Suas ações articulam diversas modalidades do fazer antropológico, com base nas imagens, em diferentes linguagens.

Texto e arte: Caio Maia- Ascom / IFCH