Neste terceiro e último dia(21.09) do III EAVAAM - Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica, irá realizar-se uma conferência intitulada “Las cosas-conceptos y la investigación solidaria” com o prof. Luis Guillermo Vasco Uribe, Antropólogo da Universidade Nacional da Colômbia, especialista em Decolonidade, com apresentação de Claudia Lopes (MPEG) e contribuição de Adriana Isabel Orjuela Martínez (Universidad Nacional de Colombia).

O Prof. Vasco Uribe é Antropólogo da Universidade Nacional da Colômbia, ingressou na profissão docente em 1970 e, atualmente, é professor titular no Departamento de Antropologia da mesma universidade. Nos últimos anos, ele foi professor visitante na Universidad del Magdalena na área de Metodologia de Pesquisa Etnográfica e professor do programa de antropologia da Universidad Externado de Colombia. Em quase 40 anos de trabalho com as nacionalidades Embera e Guambiana, desenvolveu uma reavaliação dos métodos e técnicas de trabalho etnográfico com base nas formas características dessas sociedades do conhecimento e abordagens de Mao Tse-tung e Marx consolidando, assim, a metodologia chamada "coletar os conceitos da vida". Seu trabalho introduziu elementos renovadores no ensino universitário (a pedagogia do enfrentamento) e na pesquisa acadêmica por várias décadas.

É a primeira vez que o prof se apresenta em evento no Brasil, o que torna a programação imperdível para os interessados na pesquisa antropológica.

 

A conferência será a última antes do encerramento do evento, dia 21(sexta-feira), ocorrerá às 18 horas e terá tradução simultânea.