O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) convida você a participar da disciplina: "O território da ação local, seus atores e sua governança: os desafios políticos do desenvolvimento sustentável", que será ministrada pelo Prof. Pierre Teisserenc no período de 11 a 14 de dezembro no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA).

O horário da disciplina será das 9h às 13h, com carga horária/créditos: 30h/2 créditos. A disciplina é aberta ao público (30 vagas).

Quem for aluno de pós-graduação da UFPA pode fazer a matrícula pelo SIGAA. Os demais interessados podem fazer a inscrição pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre o professor: mestrados em Sociologia e Filosofia, 1962 e 1969 respectivamente. Em 1972, sob a orientação de Pierre Bourdieu e Georges Balandier, obteve, ?avec mention Très Bien?, o Doutorado em Sociologia, pela Universidade Paris-Decartes e École de Hautes Études en Sciences Sociales. Em 1980 é empossado como Maître de Conférences e a partir de 1998 assume o posto de Professor de Universidades em Sociologia Política. Em 1996, sob a direção de Renaud Sainsaulieu, foi habilitado a dirigir pesquisas (HDR). Fundador em 1999 do Centre de Recherches sur l?Action Locale na Universidade Paris 13, do qual é atualmente vice-diretor. Professor Emérito da Universidade Paris 13 desde setembro de 2011 e Professor Visitante da Universidade Federal do Pará em 2008 e de 2010 a 2014. As principais pesquisas têm focado as recomposições territoriais no contexto de países industrialisados marcados por um estado de crise permanente no sistema produtivo industrial e pelas mudanças nos modos de administração e de gestão dos territórios, notadamente em razão das políticas de descentralização. E, ao fim dos anos 90, marcados também pela emergência das preocupações ambientais, os fenômenos de recomposição territorial têm sido analisados a partir de seus desafios políticos e institucionais. Mais recentemente os investimentos em pesquisa têm focado os fenômenos de recomposição territorial a partir das políticas públicas ambientais no Brasil, em particular a análise da criação de RESEX e de outras Unidades de Conservação na Amazônia.