No dia 29/03 o PPGSA por iniciativa do Observatório de Conflitos Urbanos, coordenado pelo Prof. Rodrigo Peixoto realizou, conforme programação amplamente divulgada, o Seminário "Grande Belém, Para Quem?" com apoio de várias entidades do movimento popular, como Fórum Fora Lixão de Marituba, Frente de Moradores Prejudicados pela Macrodrenagem da Bacia do Una, Programa de Apoio à Reforma Urbana, IAGUA. O evento ocorreu no auditório setorial II no campus da UFPA e teve a participação de um total de 40 pessoas.

 

Com uma programação extensa foram discutidas, por lideranças do movimento popular e pesquisadores da UFPA, temáticas metropolitanas que afligem os moradores dos três principais municípios da RMB. Da questão do saneamento ao tratamento do lixo, passando por temas como remoção de famílias, regularização fundiária e movimentos de resistência.


A partir de uma sugestão do prof. André Farias a plenária aprovou a criação do Fórum Permanente Metropolitano André Costa Nunes, para trabalhar a articulação necessária em busca de soluções para os problemas metropolitanos e homenagear uma das lideranças na luta pelo meio ambiente do Município de Marituba, e, de certo de toda a RMB. 
O evento teve como ponto culminante o lançamento do livro "Urbanização e Remoção: por que e para quem?", da Profa. Auriléa Abelém, socióloga, professora aposentada do IFCH. Este livro foi editado pelo NAEA (2018), em segunda versão ampliada da primeira versão (1988) que resultou de sua dissertação de mestrado. O tema continua de forma atual e foco de interesse para quem pretende um olhar crítico em relação ao planejamento urbano e busca soluções para as áreas alagadas da cidade de Belém.

O livro tem uma versão digital http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/571  Em versão impressa está disponível na Biblioteca do IFCH.