CONVITE - Convidamos a todos os interessados a enviar propostas para o SPG 18 - Economias populares, processos de regulação e desigualdades.

https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=2317 

 A Profa. Daniela Oliveira, do PPGSA, convoca docentes e discentes interessados na temática  Economias populares, processos de regulação e desigualdades para submeterem resumos de trabalhos para o próximo Encontro Anual da ANPOCS no grupo de trabalho que ela coordena com o Prof Felipe Rangel da UFSCAR.

 O período de submissões vai até o dia 04 de maio e as inscrições devem ser feitas pelo site da ANPOCS.

 Agradecemos desde já as contribuições ao debate e a ajuda na divulgação.

 Felipe Rangel (UFSCar)Daniela Oliveira (UFPA)

 SPG18 - Economias populares, processos de regulação e desigualdades


Felipe Rangel (UFSCar), Daniela Ribeiro de Oliveira (UFPA)

Este SPG busca contribuir para o debate acerca das economias populares, dos modos de experienciá-las e dos processos contemporâneos de gestão dessas economias. Constituídas por uma miríade de atividades comerciais, produtivas e cadeias de circulação de valor pouco reguladas, nas quais se engaja grande número de pessoas em busca de trabalho e renda, as economias populares têm sido cada vez mais reconhecidas em seu potencial de produção e circulação de riqueza. Verificam-se também novas disputas e conflitos em torno das estratégias de gestão dessas economias por parte do Estado ou grandes investidores, o que, não raro, produz novas desigualdades, a exemplo do que vem ocorrendo com a gestão dos mercados populares urbanos em diversos contextos. Considerando esse cenário, pretendemos reunir pesquisas que tratem da descrição e análise das economias populares, abordando temas como as estratégias de gestão estatal e privada dos mercados populares e os possíveis conflitos resultantes; as contradições entre processos de formalização e produção de desigualdades; a financeirização das economias populares; trabalho, informalidade e a lógica empreendedora nos mercados populares; entre outros.