O PPGSA, em conjunto com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)/Centre Population et développement (Ceped, Paris), está promovendo mesas redondas para debater, no contexto da COP 30, temáticas de interesse das Ciências Sociais e da sociedade civil, notadamente de interesse dos movimentos sociais que atuam em prol da justiça social e ambiental na Amazônia.
A nossa primeira mesa faz parte da programação do movimento Ciência e Vozes da Amazônia da UFPA, com o título Transição ecológica e justiça ambiental - interlocução de saberes no enfrentamento da crise climática. E se realizará no dia 04/11/2026, das 14h às 16:30 h, no Auditório do IFCH.
A mesa redonda propõe debater a importância da interlocução de saberes no enfrentamento da crise climática. Trata-se de contrapor perspectivas tecnicistas que não levam em conta a dimensão social dos problemas ambientais, ressaltando a ecologia política da busca por justiça ambiental.
A partir de representantes acadêmicos e de movimentos sociais engajados em diferentes temáticas que envolvem educação ambiental, conflitos ligados às mineradoras e à grandes projetos de desenvolvimento, reservas marinhas e movimentos sociais ribeirinhos, e movimentos sociais urbanos de saneamento ambiental procuramos promover um campo de interlocução a partir de perspectivas diversas. A Justiça Ambiental constitui um denominador comum para questões que envolvem distintos territórios e maretórios, especialmente das populações que vivem na Amazônia brasileira e em particular no Estado do Pará.
Participantes:
Mediador:
Carlos Freire – Sociólogo e Prof. Dr. do PPGSA. Coordenador do @guama.ufpa
Palestrantes:
Andréa Cardoso – Doutoranda e Mestra em Sociologia e Antropologia no PPGSA-UFPA. Coordenadora do Grupo Mulheres Maria do Quilombo.
Denise Cardoso – Antropóloga e Profa. Dra. do PGSA-UFPA. Coordenadora do @visagemdonorte
Isabel Georges - Socióloga e PhD e HDR na Universidade de Paris VIII.
Kelvyn Gomes - Historiador, Jornalista e Professor. Coordena o Projeto Memória e Cultura Periférica.
Tânia G. Ribeiro - Socióloga e Profª. Drª. do PPGSA-UFPA. Coordenadora do @nucleoacta .
.