II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica - EAVAAM

“Debates contemporâneos sobre audiovisualidades nas Ciências Sociais”

25 a 27 de outubro de 2016 Universidade Federal do Pará | Belém-PA

Para mais informações, siga a Programação

 

 Este II EAVAAM continua como iniciativa do VISAGEM – Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem da Universidade Federal do Pará. No entanto, em 2016, teremos um novo tema, Debates Contemporâneos sobre audiovisualidades nas Ciências Sociais, que nos permitirá mobilizar um arsenal metodológico e analítico visando uma interface entre a Antropologia, outras ciências e saberes. O objetivo desta segunda edição é consolidar, ampliar e divulgar as pesquisas, produções e produtos realizados no Brasil e na América Amazônica acerca das audiovisualidades e das dimensões imagéticas e sonoras.

O VISAGEM, coordenado pela Profa. Denise Cardoso, continuou nestes dois anos que nos separam da primeira edição, na UFPA e fora dela, reunindo estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es da graduação e da pós-graduação em atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuem para ampliação do uso transdisciplinar da Antropologia Visual e da Imagem – partindo do planejamento anual, de reuniões semanais e eventos pré-EAVAAM ocorridos nos últimos anos.

 

Portanto, objetiva-se ampliar a reflexão e o desenvolvimento de pesquisas, produções e produtos em Antropologia Visual e da Imagem, quais sejam: a) reflexões sobre as experiências de estudantes e/ou pesquisadoras/es que utilizam imagens nas investigações científicas e/ou artísticas; b) sistematização de relatos de práticas extensionistas e/ou de ensino realizadas por professoras/es de instituições de ensino (fundamental, médio e superior) da América Amazônica; c) organização e participação em eventos acadêmico-científicos; d) práticas artístico-interventivas; e) exposição, curadoria, vernissages, produção cultural e/ou quaisquer produções em interface com o audiovisual, dentre outras metas.

 

Almeja-se com esta segunda edição a capilarização de propostas teórico-metodológicas e da reflexividade acerca das imagens & sons que compõem as cenas, as práticas e os saberes construídos pelas populações da América Amazônica.

 

Texto: Milton Ribeiro - Visagem/UFPA