Gostaríamos de divulgar e convidá-los a submeter trabalhos ao Seminário de Temático (ST) 07 "Conflitos e desastres ambientais: violação de direitos, resistência e produção do conhecimento" do 40º Encontro Nacional da ANPOCS (24 a 28/10/2016). Agradecemos também a colaboração na divulgação, tendo em vista que o prazo para submissão é do dia 11 de março até o dia 10 de abril de 2016.



Maiores informações no link:
http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content
<http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1
539:informacoes-gerais-40o-encontro-anual&catid=1368:39-encontro-anual-da-an
pocs&Itemid=469>
&view=article&id=1539:informacoes-gerais-40o-encontro-anual&catid=1368:39-en
contro-anual-da-anpocs&Itemid=469 

Segue abaixo o resumo do GT. 

ST07 - Conflitos e desastres ambientais: violação de direitos, resistência e produção do conhecimento


Coordenação: Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior (UFMA) e Raquel Maria Rigotto (UFC)

Ementa: O ST debate projetos de desenvolvimento e conflitos ambientais enfatizando o lugar do Estado, de entidades privadas e organizações multilaterais, a mediação de peritos e representações diversas e a atuação de grupos sociais em luta para garantir direitos. Identifica problemáticas e posições em torno da "questão ambiental": visões hegemônicas de gestão ambiental em busca de soluções técnicas e consensuais para mitigar impactos de projetos de desenvolvimento e visões críticas que enfatizam disputas de classe/etnia/raça/gênero/geração, poder, dominação, resistência e acesso desigual a recursos e à proteção do Estado. Reúne estudos sobre: desterritorialização e confronto com consequências socioambientais resultantes de projetos extrativos, agropecuários, urbanísticos, de infraestrutura, preservação ambiental e entretenimento; papel, autonomia e cerceamento de especialistas quando da produção de laudos, perícias e relatórios; luta por definir "problemas ambientais", sua solução e seus riscos; legislação ambiental/territorial, processos de licenciamento
ambiental, políticas públicas, novas territorialidades e tentativas de barramento, flexibilização e desregulamentação destas.