O Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) é vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e foi aprovado pela CAPES no ano de 2002, ainda com o nome de Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.  Iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2003, com o funcionamento da primeira turma de Doutorado. Atualmente o Programa oferece também curso de Mestrado Acadêmico.

 

O objetivo é formar profissionais de alto nível científico em Ciências Sociais, na área de concentração de Antropologia e Sociologia, ampliando, assim, as oportunidades de reprodução de quadros de pesquisadores qualificados nessa área. O Programa busca ainda gerar conhecimentos novos, prioritariamente sobre a realidade social amazônica, bem como, contribuir para a formação de um marco conceitual para a proposição de programas e políticas sociais e culturais dentro da região Norte do Brasil.

 

A Pós-graduação em Sociologia e Antropologia é referência nos estudos sobre populações ribeirinhas, camponesas, extrativistas, quilombolas e citadinas, bem como nos estudos sobre povos indígenas. As pesquisas e ações de ensino e extensão realizadas no âmbito do Programa são reconhecidamente relevantes nas análises sócio-antropológicas acerca das realidades Amazônicas.

 

O Programa conta com um quadro de 22 professores pertencentes à Faculdade de Ciências Sociais deste Instituto e de Faculdade do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Conta ainda com docentes/pesquisadores do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).