O Grupo Guamá - Coletivo de Pesquisa da Amazônia Urbana vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA) promoverá nos próximos dias 16 e 17 de setembro o Seminário “Logísticas da Devastação: mineração, agronegócio e outras colonialidades”. O evento ocorrerá no Auditório Setorial Básico I, às 9h30m e terá a participação aberta ao público interessado.
Convidados - O seminário terá a presença de pesquisadores internacionais e nacionais, como o pesquisador Sandro Mezzadra, professor de Teoria Política da Universidade de Bologna, Itália, que está no Brasil, neste mês de setembro, participando de uma extensa programação de palestras e seminários em instituições de ensino superior que incluem a UFRJ, UFF, UFMG, USP. A vinda a Belém é especialmente para participação no seminário na UFPA, já que ele representa uma das principais referências contemporâneas no debate sobre fronteiras e migração, e sobre extrativismo capitalista e estruturas logísticas, com várias obras publicadas. O encontro no seminário é desenvolver interlocuções com suas pesquisas a partir da Amazônia e gerar perspectivas de cooperação para pesquisas futuras
Outro participante internacional é o pesquisador Hernán Cuevas, doutor em Ciência Política e professor da Universidad Astral do Chile, onde pesquisa transformações logísticas em cidades portuárias. A convidada nacional é a professora Lívia de Tommasi, da Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PHCS/UFABC), que estuda periferias, culturas urbanas e gestão da pobreza.
O Programa de Pós- da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA) com o propósito de divulgar a produção acadêmica de seus discentes pesquisadores/as torna público o presente Edital Interno para compor a publicação de 2 (dois) e-books, com a seguinte temática: “Perspectivas socioantropológicas sobre a Amazônia”. O Edital é destinado a mestrandos/as, mestres/as, doutorandos/as e doutores/as, com pesquisas em andamento ou concluídas, a partir de 2020 realizadas no Programa.
Leia o edital completo : Acesse aqui
Atenção : EDITAL RETIFICADO
Período de Aulas: 19.08 a 06.12.2024
Período das matrículas: 01 a 07.08.2024
Acesse Aqui demais informações referentes ao segundo período de 2024
Acesse Aqui a Lista de Oferta
Acesse Aqui Ementa das disciplinas
"A cerimônia de abertura da 76ª Reunião Anual também foi marcada por homenagens da SBPC e da UFPA a cientistas brasileiras(os) reconhecidas(os) pelo legado de contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país." Entre as cientistas a professora do PPGSA, Edna Ramos de Castro.
Professora emérita da UFPA, a professora Edna Maria Ramos de Castro também foi homenageada, tendo sido destacada como uma cientista social amazônida fortemente comprometida com os propósitos da emancipação social. “Ao receber a notícia (da homenagem), fui tomada pela mais profunda emoção, pois grande parte da minha vida passei e dediquei à UFPA e às instituições de ciência e tecnologia do país, o que permite que se realize, como os meus, os sonhos de muitas e muitas gerações que passaram e passarão por esta universidade”.
Leia mais em https://ufpa.br/abertura-oficial-da-76a-reuniao-anual-da-sbpc-emociona-o-publico-no-theatro-da-paz/
Professora Monica Conrado, docente do PPGSA participa das discussões.
Leia https://ufpa.br/trajetoria-de-mulheres-negras-em-diaspora-e-discutida-na-76a-reuniao-anual-sbpc/
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA UFPA) tem o prazer de convidá-los para uma conversa online: Políticas públicas para titulação, etnodesenvolvimento e saúde quilombola.
Palestrantes:
Antonio Crioulo, Diretor do Departamento de Reconhecimento, Proteção de Territórios Tradicionais e Etnodesenvolvimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Maria das Graças Epifânio da Silva, gestora pública, coordenadora do Coletivo Nacional de Saúde Quilombola (CONAQ), membro do CLACSO (GT Salud Internacional), Alumni do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americano (ALARI/Harvard University), gestora pública de Promoção da Igualdade Racial em Bom Despacho, MG.
Mateus dos Santos Brito, membro do Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da CONAQ, mestre e doutorando em Saúde Coletiva no ISC/UFBA, Alumni do Certificado em Estudos Afro-Latino-Ameicano (ALARI/Harvard University), membro do GT Saúde da População Negra da ABPN e do GT de Saude Internacional do CLACSO.
Ana Léia Moraes, Médica, Pós-Graduanda em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Membra do coletivo de saúde da CONAQ. Membra do GT de saúde da população negra do município de Belém.
Confira o resultado - AQUI