O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA-UFPA) apresenta o resultado final de seu processo seletivo suplementar. Desde 2020, o PPGSA-UFPA oferece vagas específicas a pessoas etnicamente pertencentes aos povos originários e quilombolas. Este quarto processo seletivo cumpre importantes expectativas de democracia nas ciências, sobretudo aquelas que antevêem como fundamental para a existência das universidades, em plano global, uma dinâmica multi inclusiva de saberes e direitos dos povos.
Na Amazônia, é importante destacar que as ciências presentes nesta região não podem prescindir, no seu dia a dia, do protagonismo de pessoas e de seus respectivos saberes ameríndios e afrodescendentes. Não é por menos. Entre estes grupos se tecem continuamente modos de vida que são sine qua non à biodiversidade por mais de dez séculos de existência humana nesta região.
A presença de ameríndios e quilombolas nos Programa de Pós-Graduação como discentes, docentes e gestores públicos, é passo fundamental para que as ciências avancem plenamente em direção a novos conhecimentos que, por suas vez, renovam os horizontes epistemológicos predominantes em nosso tempo. Assim sendo, se revelará progressivamente a ideia de que, no final das contas, todo conhecimento é um momento da natureza, quiçá biodiversificada, e não um instrumento unilateral de ideologia, gênero, classe e etnia. Sejam bem vindes!
Resultado Final do PS Suplementar aqui Resultado avaliação de títulos aqui