No 11 de janeiro, por interferência da Profa. Auriléa Abelém foi realizada, nas dependências do PPGSA, uma reunião entre docentes da UFPA e lideranças do Fórum Permanente “Fora Lixão”, de Marituba com o objetivo de estabelecer ação conjunta em apoio a esse movimento social. Com a presença de lideranças do fórum, a equipe do Observatório de Conflitos Urbanos de Belém e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), foram traçadas algumas estratégias para visibilizar a luta dos moradores do município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, frente à instalação fraudulenta desse Lixão.

 


O Fórum Permanente “Fora Lixão” tem atuado na divulgação para a comunidade sobre os riscos produzidos por um empreendimento desta amplitude na área urbana da cidade de Marituba, em nosso Estado. A contaminação do solo, da água, o péssimo odor e os prejuízos à saúde são as principais denúncias apresentadas por Herbert Nascimento e Junior Vera-Cruz, lideranças do movimento, presentes na reunião; existem ademais, outras irregularidades que
estão diretamente relacionadas à operacionalização do lixão em Marituba e que precisam ser
denunciadas e debatidas.

O observatório de Conflitos Urbanos de Belém, vinculado à UFPA e ao PPGSA, se comprometeu a ampliar uma mobilização social a esta luta, de modo que a problemática do lixão ultrapasse o âmbito local e seja reconhecida como um debate que é de interesse de todos os cidadãos da Região Metropolitana de Belém (RMB). A produção de um documentário sobre os impactos socioambientais do lixão e a organização de um seminário na UFPA para debater esse conflito foram alguns dos encaminhamentos propostos para este semestre.

 

Texto de Suelen Reis
Observatório de Conflitos Urbanos de Belém

Link do observatório: Observa Conflitos