EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL

Vinda da Fundação Jean Rouch, a exposição fotográfica intitulada “Descida do Rio Níger” estará no III EAVAAM - Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica na Universidade Federal do Pará, de 19 a 21 de setembro.

 

A viagem da nascente do rio Níger até o golfo da Guiné deste grande cineasta-etnógrafo, figura singular na história do cinema, na companhia de seus amigos, Jean Sauvy e Pierre Ponty, em 1946, é documentada na exposição.

Rough filmou paisagens, savanas, o rio e os povos ao longo dos mais de quatro mil quilômetros e nove meses de viagem de canoa, sempre exercendo um olhar analítico sobre os costumes, tradições e rituais dos povos africanos de um modo inovador e foi desta forma que obteve o reconhecimento internacional de cineastas e de especialistas da sua área. Foi um dos primeiros teóricos da antropologia visual e sua obra inscreve-se na história universal do cinema.

A exposição “Descida do Rio Níger” pode ser vista gratuitamente até dia 21 de setembro no Auditório do ICJ no campus da UFPA em Belém. É uma exposição inédita no Brasil e depois seguirá para eventos nas reuniões da ABA e da ANPOCS.

 

Descida do Rio Níger

Local:AUDITÓRIO DO ICJ - UFPA

De 19 a 21/09/2018