No dia 03/12 a disciplina Seminários de Dissertação encerrou suas atividades para o ano de 2019. Essa versão contou com a competente e delicada condução das Professoras Angélica Motta-Maués e Telma Amaral.  Em ato de agradecimento e comemoração, a disciplina foi finalizada pelos alunos com um pequeno evento de relatos sobre a trajetória de dois professores que marcaram a Universidade Federal do Pará e conjuntamente contribuíram para construção do que hoje se conhece como PPGSA: o casal Motta-Maués.

Profa Angélica Motta-Maués tem um currículo virtuoso voltado a diversas temáticas antropológicas. Em uma trajetória na academia de mais de 60 anos, sua figura marca pela forma como conduz a relação com seus orientandos e com aqueles que têm a sorte de se aproximar de suas atividades. O afeto e a amorosidade conduzem os encontros por ela organizados repletos de teoria e experiência nas orientações etnográficas. Todxs que estiveram com ela foram marcados por essa dávida. 

Prof Raymundo Heraldo Maués é a expressão em si mesmo da contribuição que a Amazônia empresta à antropologia brasileira. Não há adjetivos à altura dessa contribuição. Primeiro coordenador do então Curso de Mestrado em Antropologia Social, iniciado em 1994, prof Heraldo formou incontáveis discentes e deixou um sólido legado acadêmico para as próximas  gerações.

Todos os agradecimentos proferidos não são capazes de expressar o quanto a comunidade acadêmica deve a eles. 

 

Fotos: Felipe Bandeira