A II Mostra de Filmes EtnográficoS, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2021, chega a sua segunda edição em formato totalmente virtual. Em três dias de atividades, entre encontros com diretores e mostras convidadas, o festival traz discussões que, de modo geral, pensam o mundo presente através do cinema e da antropologia, sociologia, comunicação.

A mostra de Filmes compõe a programação dos 20º anos do NAVIS/UFRN, não é uma mostra competitiva e compreende a seleção de obras audiovisuais latino americanas de longas e curtas-metragens e teremos um representante da do PPGSA/UFPA. Com o Filme “Um Tambor pra mata”, Alessandro Campos passeia pelo mundo profano e sagrado da Religião de Matriz Africana Tambor de Mina, tenta mostrar de forma sensível e respeitosa todo o processo necessário para a utilização do instrumento musical mais importante nos rituais desta religião: o tambor. Nele, percorremos o caminho de seu nascimento desde o mundo físico, sua fabricação numa oficina à base de ferro, fogo, couro e plástico, até sua transformação em uma entidade viva que merece toda reverência, num ritual elaborado e sagrado de seu batizado.

"Um filme poético, uma viagem interior, uma viagem ao mundo sagrado com palavras, olhares e gestos. Tudo é cuidadosamente observado, registrado, explicado ... Estamos com Alessandro, quando olha, quando toca na mão da Mãe de Santo. Nossos cinco sentidos seguem os cinco sentidos de Alessandro, sentimos o cheiro, ouvimos a melodia, provamos o vinho, tocamos a força de sua mão. O ritmo do filme, o respeito do realizador pelo andamento da cerimônia conquistam-nos. Aos poucos, vai crescendo e vamos entrando nele. Quando estamos na cerimônia, não queremos mais sair. O filme nos leva tanto que queremos ficar lá. Um filme etnográfico, mas também um filme para o grande público que nos convida a uma viagem interior e exterior. Uma viagem que termina com um lindo presente, levamos conosco a melodia e os ritmos da cerimônia..." Mina Rad (cineasta, produtora e diretora do Festival Internacional de Cinema de ApresVaran).

A comissão de curadoria compartilhada formada por membros da equipe do NAVIS e demais convidados/as selecionou 47 obras que compõe oficialmente a II Mostra de Festival Filmes Etnográfico. Esse ano a Mostra recebeu 249 filmes. para acessar os filmes https://navisufrn.wordpress.com/ii-mostra-de-filmes/ e os debates no canal do NAVIS no YouTube.