Qualificação de Tese de Doutorado

DISCENTE: BRENDA THAINÁ CARDOSO DE CASTRO

Título:

Visões de futuro para a Amazônia: Entre o projeto nacional de desenvolvimento e os projetos de vida de mulheres do Baixo Tapajós

 Data: 22/11/2018        Hora: 15h

Local: Sala da Congregação do IFCH

 

BANCA EXAMINADORA

 

Profa. Dra. VIOLETA REFKALEFSKY LOUREIRO

(PPGSA/UFPA)

Orientadora

Profa. Dra. MÔNICA PRATES CONRADO

(PPGSA/UFPA)

Examinadora Interna

Profa. Dra. MARCELA VECCHIONE GONÇALVES

(NAEA/UEPA)

Examinadora Externa

Profa. Dra. EDNA MARIA RAMOS DE CASTRO

(PPGSA/UFPA)

Examinadora Suplente

 

 
                                              

 

O site do grupo de pesquisa Ecologia sedia diversos projetos de pesquisa voltados cenários amazônicos particularmente envolvidos à questões socioambientais e uso de recursos naturais por populações amazônicas. Foi feito com o objetivo de dar a possibilidade à  própria população tradicional acessar os dados e estar munida das informações necessárias para o enfrentamento das tensões do uso da UC e do uso de seu entorno. Atualmente, dois projetos estão em andamento e o ECHOMAPA figura como principal projeto, nele tendo desenvolvidos sub-projetos de pesquisa e extensão envolvendo alunos de graduação e pós graduação.

 

O projeto recebe financiamento do proext (MEC) e proex, com bolsas de pesquisa e extensão e funciona sob a coordenação da Profª. Drª. Voyner Ravena Cañete.

Desde 2005 seus integrantes desenvolvem pesquisa especialmente sobre a calha do rio Purus, assim como sobre o lago de Tucuruí e rios urbanos. O grupo tem como característica principal desenvolver trabalhos marcados pelo diálogo entre diferenciados campos do saber, articulados pela Ecologia Humana, tratando de dados qualitativos relacionados às práticas e saberes da população tradicional sobre recursos naturais e pesca. Trata também de temáticas como gestão local, qualidade de vida, e indicadores ambientais, estes especialmente relacionados à qualidade da água.

Para te mais informações sobre o site acesse: https://ehnapam.org/

MINICURSO DE SOCIOLOGIA BRASILEIRA

Período: 26 a 30 de novembro de 2018

Hora: 15h-19h

Local: sala 15 do PPGSA

 

Ementa:

O curso pretende abordar os processos que antecedem e ao mesmo tempo participam do surgimento da sociologia crítica no Brasil. Destaque nesse sentido deve ser dado aos debates ocorridos entre Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos sobre o papel do sociólogo em tempos de mudança. Enfocar também Gilberto Freyre, o regionalismo e o pensamento sociológico do centro sul, defendendo o luso tropicalismo e a autonomia sociológica das regiões. O curso buscará destacar a importância da questão agrária e urbana e da questão nacional e regional, ressaltando a emergência de novas correntes sociológicas comprometidas com temas e problemas do Brasil contemporâneo.