Título da atividade: Educação Ambiental: uma abordagem cinematográfica

Local: Belém - Pará.

 

Importância: A relevância do projeto evidencia-se no fato de ter possibilitado a educação ambiental aos alunos do ensino fundamental de duas escolas da região metropolitana de Belém tendo como mote de discussão o cinema, com produções que abordam temáticas ambientais. O projeto promoveu uma educação mais adequada à realidade, às necessidades, aos problemas e aspirações da sociedade, pois simultaneamente uniu lazer e educação formando assim cidadãos aptos a solucionar problemas, desenvolver habilidades, organizar-se coletivamente e apurar leitura e compreensão de mundo.

 

Parcerias:

 

Projeto ou Grupo ligado: 

 

(X) Pesquisa ( ) Extensão ( ) Desenvolvimento ( ) Outro

 

Orientador(a)(s): Profª. Drª. Denise Cardoso Machado

 

Ações: O projeto discutiu temáticas e ações pertinentes as questões socioambientais. Propôs a utilização de filmes, para viabilizar a educação ambiental na formação de alunos do ensino fundamental do 6° e 7° ano, fazendo o uso do cinema como recurso didático para contribuir à apreensão e reflexão dos assuntos socioambientais.

 

Resultados: Ao longo do desenvolvimento do projeto “Educação Ambiental: uma abordagem cinematográfica” foram contemplados 120 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Barão de Igarapé Miri e Escola Santa Emilia; foram produzidos e apresentados vinte cinco cartazes; dez historias em quadrinhos; produção de textos; distribuição de revistas para leitura em casa; gincanas, o que fomentou iniciação a prática docente dos monitores pertencentes ao projeto.

 

Duração: 

 

Financiamento/Incentivo: