Repercussão

 

Atividade: Prêmio de reconhecimento pelas contribuições práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no município de Tefé, Amazonas

Tipo: Premiação.

Ação: As professoras Edila Moura e Edna Alencar participam das ações desenvolvidas no Instituto de Desenvolvimento Mamirauá (AM) e realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão que tem contribuído de maneira significativa na melhoria das condições de vida das populações ribeirinhas que se encontram nas áreas das Unidades de Conservação (UC) incluídas em seus projetos.

Local: Município de Tefé, Amazonas.

Resultados: Impactos socioambientais positivos oriundos dos projetos coordenados pelas professoras Edila Moura e Edna Alencar tem reconhecimento não apenas acadêmicos, pois premiações foram agraciadas às iniciativas que envolvem saúde e meio ambiente. Usos mais adequados de água potável e captação e produção de energia limpa e renovável são alguns exemplos das inovações. As ações extensionistas também têm contribuído para o empoderamento e maior participação política das populações locais, além de contribuírem para o aperfeiçoamento do processo de gestão das UC incluídas em seus projetos. Cabe ressaltar também que as equipes que atuam no Instituto Mamirauá têm em seu quadro várias pessoas que estudam ou se formaram no PPGSA.

Data/duração: Em andamento.

Parcerias: Instituto de Desenvolvimento Mamirauá (AM) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Projeto ou Grupo ligado: Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI).

(X) Pesquisa (X) Extensão ( ) Desenvolvimento ( ) Outro

Financiamento/Incentivo: