A professora Kátia Mendonça (PPGSA/UFPA) organiza o Seminário ética e sociedade: Reflexões sobre a arte e a paz. O evento pretende debater como, diante dos desafios existentes em torno de relações sociais mediadas pelas imagens e em meio à crescente violência social no mundo contemporâneo e no Brasil, se expressam as respostas da arte e dos artistas. Procura-se compreender se as manifestações artísticas podem contribuir para a paz, alegria e harmonia entre os seres humanos.

O evento acontecerá no dia 05/12 até o dia 07/12 no auditório da CNBB (Tv. Barão do triunfo, 3151 - Marco entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana/antiga 25 de setembro), e contará com a presença de diversos convidados internacionais, além de exposição fotográfica e recitais. 

Para mais informações, acesse a programação do evento

O observatório de conflitos urbanos de Belém (PPGSA/UFPA) irá promover a mesa de debate “Alagamentos na Bacia do Una: um conflito permanente em Belém”. O evento contará com a apresentação da Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia do Una (FMPBU) e do Comitê Popular Urbano (CPU), e acontecerá no auditório da reitoria, na sexta-feira (02/12), de 19h às 21h.

A professora Kátia Mendonça (PPGSA/UFPA) em colaboração com o movimento "Ocupa IFCH" irá promover, como parte da programação, o Ciclo de cinema arte e fé: Um diálogo com o cinema. O evento acontecerá nos dias 25/11, 28/11 e 03/12, às 15h na sala 14 do PPGSA. A atividade abordará um cineasta diferente em cada sessão. 

Para mais informações, acesse a programação completa do Ocupa IFCH

 

 

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) realizará na quinta-feira, 10 de novembro, o debate sobre a PEC 55 (antiga 241), que prevê - dentre outras medidas - o congelamento por 20 anos dos investimentos em Educação. O encontro ocorrerá às 9h, no auditório Prof. Dr. Armando Mendes, do Naea, e contará com a participação dos professores Edna Castro (NAEA), Raimundo Trindade (ICSA) e Renato Francês (ITEC, ex-reitor pro tempore da UNIFESSPA). O debate é aberto a toda comunidade interessada.

Greve - O debate "A PEC 55 e os efeitos sobre a universidade" é uma promoção do corpo técnico-administrativo do Naea como atividade de pré-greve.

 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através do Núcleo e Antropologia e Imagem, vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia, estará realizando o I ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA E IMAGEM DA UFMA - Memória, Políticas, Culturas Étnicas e Populares, nos dias 14,15 e 16 de dezembro de 2016, no Campus Universitário do Bacanga e no Centro Histórico de São Luís, MA. O evento que ocorre pela primeira vez, será formado por Palestras, Sessões de Comunicação Oral, Exposições Fotográficas, Mostra de Filmes Etnográficos, Oficinas e Mini-cursos.

 

Para mais informações, acesse: Encontro de Antropologia e Imagem - UFMA

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

O Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) convida para o lançamento do livro "Vozes da Amazônia III", recentemente publicado, o livro compreende trabalhos de autores de diferentes estados sobre intelectuais com obras significativas para o pensamento social produzido na região.

Durante o II encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM) serão premiados dois ensaios fotográficos feitos por antropólogos, pesquisadores e estudantes. O objetivo deste prêmio é incentivar e divulgar a produção fotográfica realizada em pesquisas. Serão aceitos ensaios fotográficos nacionais e internacionais desde que tratem de temas de relevância antropológica e com qualidades estéticas. Envie seu trabalho até 30 de setembro.

 

Para mais informações: http://www.eavaam.com.br/

II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica - EAVAAM

“Debates contemporâneos sobre audiovisualidades nas Ciências Sociais”

25 a 27 de outubro de 2016 Universidade Federal do Pará | Belém-PA

Para mais informações, siga a Programação

 

 Este II EAVAAM continua como iniciativa do VISAGEM – Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem da Universidade Federal do Pará. No entanto, em 2016, teremos um novo tema, Debates Contemporâneos sobre audiovisualidades nas Ciências Sociais, que nos permitirá mobilizar um arsenal metodológico e analítico visando uma interface entre a Antropologia, outras ciências e saberes. O objetivo desta segunda edição é consolidar, ampliar e divulgar as pesquisas, produções e produtos realizados no Brasil e na América Amazônica acerca das audiovisualidades e das dimensões imagéticas e sonoras.

 

Data: 02 a 04/12/2015

Local: Universidade Federal do Pará - Auditório do IFCH.

Objetivo: A mostra reúne e, traz para Belém do Pará, produções fílmicas premiadas no concurso realizado durante a 29ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia. O Prêmio Pierre Verger tornou-se uma tradição das reuniões da Associação Brasileira de Antropologia, pela valorização que ele atribui às imagens sonoras e visuais produzidas pelos antropólogos na interpretação dos fenômenos culturais no mundo contemporâneo. O concurso é, assim, uma instância fundamental de divulgação dessas produções e um espaço nobre de reflexão sobre a pesquisa antropológica e audiovisual no Brasil.

Programação: A programação completa pode ser acessada na página do evento no Facebook.

Instituição Promotora: Grupo de Pesquisa VISAGEM – UFPA, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UFPA, com apoio do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA – UFPA e Associação Brasileira de Antropologia – ABA.

Inscrição: Entrada franca. Não é necessária inscrição prévia.