No 11 de janeiro, por interferência da Profa. Auriléa Abelém foi realizada, nas dependências do PPGSA, uma reunião entre docentes da UFPA e lideranças do Fórum Permanente “Fora Lixão”, de Marituba com o objetivo de estabelecer ação conjunta em apoio a esse movimento social. Com a presença de lideranças do fórum, a equipe do Observatório de Conflitos Urbanos de Belém e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), foram traçadas algumas estratégias para visibilizar a luta dos moradores do município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, frente à instalação fraudulenta desse Lixão.

A professora Edna Ferreira Alencar (PPGSA/UFPA) em conjunto com a professora Luceni Hellebrandt (PPGPS/UENF) e o professor Enrique Alonso Población (Anthropology LAB/Espanha) lançam chamada para o painel 195: "Women in the fishing: reflections and challenges for gender equity in fishing activity/ Mulheres na pesca: reflexões e desafios para a equidade de gênero na pesca". O congresso acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, de 16 a 20 de julho, e conta com apoio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). 

O prazo para inscrições será do dia 08 de Janeiro a 28 de Fevereiro.

Para mais informações:  Site do Evento | Painéis 

 

O programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) retificou na terça-feira (09/01) a oferta de disciplinas do primeiro semestre de 2018 para mestrado e doutorado. A principal mudança diz respeito ao Tópicos Especiais em Ciências Humanas (TECH) de Estudos em Natureza e Cultura ministrada pela docente Voyner Ravena Cañete, que será substituída por Organização Social e Parentesco. 

Acesse a oferta de disciplinas aqui. 

Nos dias 19 a 21/02/2018 estarão abertas as matrículas para alunos especiais. O candidato deverá entregar na secretaria do PPGSA, no horário de 09 às 12hos seguintes documentos:

  1. Formulário de matricula de aluno especial, preenchido e com o parecer favorável do professor da disciplina. (Acesse em: http://ppgsa.propesp.ufpa.br/index.php/br/academico/matricula
  2. Justificativa, modelo próprio, dizendo porque quer ser aluno especial e qual a disciplina que desejará cursar
  3. Curriculum Lattes atualizado 
  4.  Cópias dos seguintes documentos: Diploma, Histórico Escolar, RG e CPF

Obs 1: O aluno especial poderá cursar um TOTAL de até 02 disciplinas (anual) optativas no PPGSA.

Obs 2:  O candidato a aluno especial terá no primeiro momento pedir a autorização do professor em seus formulário de matrícula, e só depois é que trará os documentos preenchidos na Secretaria do PPGSA. Só receberemos os documentos com a anuência do(a) professor(a) responsável pela disciplina.

 

 

 

O Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) torna pública a lista de ofertas de disciplinas para o primeiro semestre de 2018 do Mestrado e Doutorado. Acesse aqui

A realização da matrícula dos alunos regulares iniciará no dia 21/02 até 02/03, já a matrícula dos alunos especiais acontecerá nos dias 19 até 21 de Fevereiro.

Acontecerá na sexta-feira (22/12) a defesa de qualificação de tese da discente Tatiane do Socorro Correa Teixeira, intitulada "O rancho nas ruas e as ruas no rancho: Sociabilidade festiva na escola de samba Rancho Não Posso me Amofiná". A defesa será às 09H, no Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF). 

Para mais informações, acesse aqui.

Acontecerá nesta quarta-feira (20/12), às 14H, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA a quinta edição do projeto "encontros socioantropológicos". O projeto contará com a apresentação da pesquisa de José Vicente Braga da Silva e Elson Luiz Brito da Silva, doutorandos do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA).

O convidado para o debate é o docente Dr. Jaime Luiz Cunha de Souza, do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA.

O professor Rodrigo Peixoto (PPGSA/UFPA) organiza o II seminário observatório de conflitos urbanos de Belém. O evento pretende traçar um diálogo com os movimentos populares, e acontecerá no dia 20/12 (quarta-feira), no espaço recreativo Vadião, às 08:00H.

 

Acontecerá na quarta-feira (14/12) a defesa de qualificação de tese da discente Heloisa Maria Paes de Souza, intitulada "Conversão de mulheres ao Islã na província de Luanda (Angola)". A defesa será às 09H, no Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF). 

Para mais informações, acesse aqui.

 

Acontecerá nesta quarta-feira (13/12), às 14H, no auditório do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) a quarta edição do projeto "encontros socioantropológicos".

O projeto contará com a apresentação da pesquisa de Felipe Rodrigues Martins, doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). A pesquisa é intitulada O candomblé Ketu em Belém-PA: Do sincretismo à 'pureza Nagô'. 

Os convidados para o debate são os docentes Dr. Raymundo Heraldo Maués, Drª Taissa Tavernard de Lucca e a Mª. Patricia Norat Guilhon.