Título da atividade: Peregrinos da Paz

Atividade: Oficinas de Formação.

Objetivo: Desenvolvimento, com a sociedade, de atividades voltadas para o resgate dos valores sociais de base.

Contexto: A violência é um assunto polêmico muito discutido pela sociedade. Uns acreditam na necessidade de penas mais severas, outros na diminuição da menoridade penal, mas o que muitos esquecem é que a violência vai além dos danos físicos. O abandono, a rejeição, o preconceito e a omissão são alguns fatores que podem alimentar sentimentos violentos principalmente em crianças e jovens, e dessa forma, a maioria das soluções propostas é insuficiente para amenizar ou sanar esse problema. Acreditando nessa ideia, a cientista política Kátia Mendonça formou o Projeto Peregrinos da Paz, que, junto a um grupo de alunos de graduação e pós-graduação da UFPA, desenvolve atividades voltadas para o resgate dos valores sociais de base.

Público: Crianças, adolescentes e adultos.

Local: Municípios de Belém e Abaetetuba, no Estado do Pará.

Projeto ou Grupo ligado:

( ) Pesquisa (X) Extensão ( ) Desenvolvimento ( ) Outro

Experiência inovadora:

( ) Sim (X) Não

Qual inovação:

Coordenador (a)(s): Profª. Drª. Kátia Mendonça.

Ações executadas: Diálogos e vivências com alunos de doze turmas de 5° a 8° séries da Escola Tiradentes.

Parcerias: Governo do Estado do Pará, Fundamentos Filosóficos da Solidariedade: Violência e Justiça - Projeto Internacional Sediado na Universidad Pontificia Comillas e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).