Título : Grupo Ecologia Humana, Natureza e Populações Amazônicas – EHNAPAM

https://ehnapam.org/

Contexto:  Este grupo se forma a partir do acúmulo de experiência em pesquisa na área socioambiental, especialmente na várzea amazônica. Desde 2005 seus integrantes desenvolvem pesquisa especialmente sobre a calha do rio Purus, assim como sobre o lago de Tucuruí e rios urbanos. O grupo tem como característica principal desenvolver trabalhos marcados pelo diálogo entre diferenciados campos do saber, articulados pela Ecologia Humana, tratando de dados qualitativos relacionados às práticas e saberes da população tradicional sobre recursos naturais e pesca. Trata também de temáticas como gestão local, qualidade de vida, e indicadores ambientais, estes especialmente relacionados à qualidade da água. Na pós-graduação strictu senso, até o momento quatro dissertações de mestrado foram concluídas no decorrer das atividades do grupo e outra se encontra em andamento. Na graduação três trabalhos de conclusão de curso foram concluídos. Atualmente vem fortalecendo e ampliando a temática da pesca para a zona costeira do estado do Pará.

Coordenadora: Prof. Dr. Voyer Ravena Cañete

O site do grupo de pesquisa Ecologia sedia diversos projetos de pesquisa voltados cenários amazônicos particularmente envolvidos à questões socioambientais e uso de recursos naturais por populações amazônicas. Foi feito com o objetivo de dar a possibilidade à  própria população tradicional acessar os dados e estar munida das informações necessárias para o enfrentamento das tensões do uso da UC e do uso de seu entorno. Atualmente, dois projetos estão em andamento e o ECHOMAPA figura como principal projeto, nele tendo desenvolvidos sub-projetos de pesquisa e extensão envolvendo alunos de graduação e pós graduação.

 

Para maiores informações: https://ehnapam.org/

 

---------------------------------------------------------

Título da atividade: Peregrinos da Paz

Atividade: Oficinas de Formação.

Objetivo: Desenvolvimento, com a sociedade, de atividades voltadas para o resgate dos valores sociais de base.

 

Contexto: A violência é um assunto polêmico muito discutido pela sociedade. Uns acreditam na necessidade de penas mais severas, outros na diminuição da menoridade penal, mas o que muitos esquecem é que a violência vai além dos danos físicos. O abandono, a rejeição, o preconceito e a omissão são alguns fatores que podem alimentar sentimentos violentos principalmente em crianças e jovens, e dessa forma, a maioria das soluções propostas é insuficiente para amenizar ou sanar esse problema. Acreditando nessa ideia, a cientista política Kátia Mendonça formou o Projeto Peregrinos da Paz, que, junto a um grupo de alunos de graduação e pós-graduação da UFPA, desenvolve atividades voltadas para o resgate dos valores sociais de base.

 

Público: Crianças, adolescentes e adultos.

 

Local: Municípios de Belém e Abaetetuba, no Estado do Pará.

 

Projeto ou Grupo ligado:

 

( ) Pesquisa (X) Extensão ( ) Desenvolvimento ( ) Outro

 

Experiência inovadora:

 

( ) Sim (X) Não

 

Qual inovação:

 

Coordenador (a)(s): Profª. Drª. Kátia Mendonça.

 

Ações executadas: Diálogos e vivências com alunos de doze turmas de 5° a 8° séries da Escola Tiradentes.

 

Parcerias: Governo do Estado do Pará, Fundamentos Filosóficos da Solidariedade: Violência e Justiça - Projeto Internacional Sediado na Universidad Pontificia Comillas e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).