Em iniciativa conjunta envolvendo a Faculdade de Ciências Sociais (FACS), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) , Projeto IQ: Conhecimento e Resistência do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realizou nos meses de setembro e outubro,  a Oficina de Escrita Acadêmica para Quilombolas e Indígenas. O professor Rodrigo Peixoto foi o responsável pela condução das atividades, que contaram com a colaboração da professora Maria Amoras e da discente Luana Mesquita. No dia três de novembro, no  espaço  Mirante do Rio, 16 estudantes concluíram  a Oficina, que teve 42 horas/aula, distribuídas em 16 sessões, realizadas no período de 13 de setembro a 03 de novembro de 2022. A bem-sucedida experiência deve ser replicada em 2023.