A professora Kátia Marly Leite Mendonça, do quadro de docentes permanentes do  PGSA, realizou no último dia 29 de janeiro,  a defesa de Memorial Acadêmico para a promoção a carreira de Professor Titular. A banca foi composta pelos professores Emannuel Tourinho (UFPA)  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, pelos  professores Ernesto Renan Freitas e José Aldemir de Oliveira, ambos da Universidade Federal do Amazonas, e ainda a professora Lourdes Maria Bandeira, da Universidade de Brasília. A professora foi a primeira docente a conquistar o título para o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

A professora Kátia Marly Leite Mendonça, do quadro de docentes permanentes do  PGSA, realizou no último dia 29 de janeiro,  a defesa de Memorial Acadêmico para a promoção a carreira de Professor Titular. A banca foi composta pelos professores Emannuel Tourinho (UFPA)  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, pelos  professores Ernesto Renan Freitas e José Aldemir de Oliveira, ambos da Universidade Federal do Amazonas, e ainda a professora Lourdes Maria Bandeira, da Universidade de Brasília. A professora foi a primeira docente a conquistar o título para o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Kátia Mendonça  possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou Pós-Doutorado em Ética na Universidad Pontifícia Comillas (2007 e 2010). Tem experiência nas áreas de sociologia política, sociologia da ética, sociologia do imaginário e sociologia da arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, alteridade, dialogia, não-violência, arte e educação.

Para concorrer a promoção de professor titular o docente candidato deve possuir título de doutor, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho pela Congregação do IFCH  e obter aprovação de memorial onde apresenta suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.

Durante a apresentação a professora Kátia agradeceu aos colegas professores presentes. Falou da alegria do momento que coincide com os 15 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, agora Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Destacou também o trabalho coletivo e solidário do PPGSA. “Sem essa solidariedade não estaria aqui. Muitos de meu colegas na plateia já são  titulares pela enorme contribuição e dedicação ao Programa esses anos todos. Eu apenas fui beneficiada pela lei" disse.

O percurso acadêmico da professora Kátia Mendonça, ao longo de 28 anos na Universidade Federal do Pará, inclui a criação do primeiro Programa de Educação Tutorial (PET) no Curso de Ciências Sociais. Também coordenou  o Programa de Extensão Peregrinos da Paz e o projeto de Educação Ética para o Diálogo no  Programa Novos Talentos da Capes. Ela tabém coordenou o primeiro curso de especialização para policiais militares promovido pelo Instituto de Segurança Pública do Pará.