O programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) promoveu durante as últimas três semanas (29/08 – 10/09) o curso “Sociologia do trabalho”, ministrado pela professora Dra. Maria Izabel Valle da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).   

 Voltado para uma abordagem sociológica do trabalho no século XX até os dias atuais, o curso contou com leituras clássicas, como Durkheim e Marx, além de especial ênfase para as transformações ocorridas no mundo do trabalho e na estrutura de classe, a partir dos anos 1970.  

O curso estendeu-se por sessões divididas em três dias da semana (segunda-feira, sexta-feira e sábado), em dois horários (08h às 12 h e 14h às 18h) e contou com a presença de oito alunos, sendo dois do programa de psicologia escolar. As sessões foram divididas da seguinte forma:

1ª sessão (Dia 29/08) O trabalho no pensamento clássico: Durkheim e Marx.

2ª e 3ª sessões (Dias 30 e 31/08) Formas de organização da produção e gestão do trabalho no século XX: rigidez versus flexibilidade.

4ª e 5ª sessões (Dias 01 e 02/09) Globalização e as novas configurações do trabalho: flexibilidade, informalidade e precarização.

6ª e 7ª sessões (Dias 05 e 06/09) Ordem global e emergência de uma nova classe social: o precariado.

8ª e 9ª sessões (Dias 08 e 09/09) O proletariado precarizado brasileiro. Precariado: nova classe social?

10ª sessão (Dia 10/09) - Estudos de caso sobre o precariado brasileiro nos setores da indústria do vestuário, construção civil e telemarketing.   

 Na última sessão, o curso contou com a presença da professora Dra. Edna Castro, em um debate sobre a atualização de seu filme “Marias da Castanha”, que ilustrou o tema sobre o precariado