O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna pública a chamada n°22/2016 - Pesquisa e inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. O objetivo desta chamada é o de promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares articuladas entre grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico e que subsidiem a formulação de políticas públicas nos seguintes temas:

  1. Educação básica: Ensino e formação docente
  2. Cidadania, violência e direitos humanos   

Esta chamada contemplará propostas nas quais a concepção de rede entre pesquisadores e instituições esteja presente, tanto nos aspectos do transbordamento disciplinar (interdisciplinaridade), da projeção territorial (nacional e internacional), da transferência dos resultados à sociedade, quanto do arranjo financeiro necessário em face da escala dos trabalhos pretendidos.

O primeiro tema irá ao encontro do esforço nacional de melhoria da educação básica e visa à produção de conhecimento de modo a subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais, capazes de contribuir para a elevação da qualidade da educação brasileira.

 

Quanto ao tema da violência, que tem incidência sobre todo o tecido social, é imperiosa a necessidade de elegê-lo como eixo central. Assim, a chamada direciona seu foco para a investigação de tópicos tais como uso da força física, crueldade, intolerância, medo, segurança e sua interação com as diversidades (gênero, raça/etnia, orientação sexual, populações vulneráveis etc.) e os direitos humanos.

 

Para mais informações, siga o EDITAL