Aconteceu na última quinta-feira (06), a defesa do memorial acadêmico da professora Edila Moura (PPGSA/UFPA). O memorial foi defendido no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, e contou com a presença de renomados professores do instituto.

O memorial tem como tema "Caleidoscópio acadêmico: Memorial acadêmico e composição caleidoscópica de aventuras sociológicas amazônica". Todos os presentes exaltaram sobre a importância da UFPA contar com a professora Edila Arnaud Ferreira Moura no corpo docente da Instituição como professora titular.

Edila Arnaud Ferreira Moura é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui mestrado em Sociologia na University of Toledo e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), além de promover projetos de pesquisa sobre "mudanças sociais e ruralidade" e "condições de saúde reprodutiva de populações ribeirinhas" com o Instituo Mamirauá e a UFPA.

A comissão de avaliação do memorial contou com a presença dos seguintes professores: Dra. Maria de Nazareth Sarges (UFPA), Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto (UFAM), Dra. Lourdes Maria Bandeira (UNB) e Dr. José Aldemir de Oliveira (UFAM). O memorial de Edila Moura agradou, principalmente, por sua trajetória acadêmica estar pautada na teoria e na prática perante os sujeitos das suas inúmeras pesquisas e da sua fundamental contribuição para o Instituto Mamirauá.