O auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA ficou lotado para o 1° seminário "Lixão de Marituba: O que fazer?". O evento foi realizado pelo Observatório de Conflitos Urbanos de Belém, projeto de extensão ligado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e coordenado pelo professor Rodrigo Peixoto.

O objetivo do evento foi avaliar o panorama relacionado aos efeitos nocivos do lixão de Marituba e propor soluções com referência  na  Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e contou com a presença de docentes da Universidade Federal do Pará, além de representantes de partidos políticos, da Justiça e da sociedade civil.