O Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará presta irrestrita solidariedade aos colegas professores, aos alunos e aos funcionários do Museu Nacional no Rio de Janeiro como também a toda comunidade científica do Brasil, pelas perdas irreparáveis de um patrimônio cultural universal. Coleções valiosas e insubstituíveis se perderam.

Desde 1818, quando foi criado, o MN tem abrigado um valioso acervo cultural e exposto resultados de pesquisas científicas de relevância internacional na área  ambiental, da paleontologia, da antropologia, arqueologia, historia natural, dentre outras. Abrigava coleções etnográficas nacionais e estrangeiras, peças e documentos de valor inestimável. Tudo isso se perdeu, e a data de 02 de setembro de 2018 fica marcada como uma das maiores tragédias da história da ciência mundial.

Repudiamos a atual política do governo federal para a área de educação, ciência e cultura que tem promovido o sucateamento das instituições de ensino e pesquisa, onde predomina o descaso pelos bens culturais e seu patrimônio histórico, o que certamente contribuiu para a iminente tragédia que hoje se abateu sobre a ciência brasileira.