Prezadxs,

Diante das determinações da Reitoria quanto à suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais da UFPA, a coordenação do PPGSA entrou em contato com a coordenação de área da CAPES, de forma a tomar as devidas decisões quanto às defesas e qualificações agendadas para o referido período de suspensão de atividades.

Nesse sentido, e cumprindo as recomendações da CAPES, informamos que as defesas e qualificações já agendadas para o período de suspensão das atividades da instituição podem ser mantidas, a critério do orientador, por meio de parecer dos integrantes das bancas. Por outro lado, caso seja de interesse do orientador, a defesa pode ocorrer também via SKYPE, ficando a cargo do mesmo as condições técnicas necessárias para tanto, já que todos os setores da UFPA estarão paralisados, dentre eles o CTIC. De toda forma, nesse caso, os pareceres por escrito devem ser enviados à Secretaria do Programa para consolidar o processo de defesa/qualificação junto à CAPES.

Para facilitar o processo estamos disponibilizando aqui no site os Formulários de avaliação e Ata da realização do exame para uso daqueles que optarem pelas defesas nesse período. Acesse no Menu   Documentos/Formulários. Ou faça os  Downloads abaixo

Procedimentos - Os procedimentos devem estar assim sequenciados: Os examinadores devem emitir o parecer e enviá-lo ao orientador; O orientador, posteriormente, enviará todos os pareceres à secretaria e coordenação do programa, acompanhados da ata de defesa. Esta ficará disponível na secretaria do PPGSA para ser assinada pelos integrantes da banca após o retorno das atividades da UFPA; Caso ocorra a situação de aprovação com restrições mandatórias, estas devem ser detalhadas no formulário específico, que também disponibilizamos on line.

Os exames devem ocorrer na data estabelecida por aprovação do colegiado, ou caso necessitem de alguma alteração, essa solicitação deve ser encaminhada à deliberação da coordenação do Programa. Toda a documentação pós-exame deve ser encaminhada à Secretaria e Coordenação do programa, por email, na data do exame.

Agradecemos a colaboração e compreensão de todxs e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente, Voyner Ravena Cañete e Edila Moura

 

Links para Downloads

Ficha parecer

ATA Defesa de Doutorado

ATA Defesa de Mestrado

ATA Exame de qualificação de Doutorado

ATA Exame de qualificação de Mestrado