O Seminário ética e sociedade: Reflexões sobre a arte e a paz foi um evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e pelo Grupo de Pesquisa Arte, Ética, Imagem e Sociedade, coordenado pela Profª. Dra. Kátia Mendonça e teve por objetivo debater como, diante dos desafios existentes em torno de relações sociais mediadas pelas imagens e em meio à crescente violência social no mundo contemporâneo e no Brasil, se expressam as respostas da arte e dos artistas. Sua visão da sociedade pode contribuir para conduzir a caminhos não violentos? Em que medida, o cinema, a fotografia, a música, e outras manifestações estéticas podem concorrer para o alcance da paz, da alegria, da harmonia e do dialogo nas relações dos seres humanos uns com os outros, consigo mesmos e com a natureza. O seminário pretendeu, ainda, colaborar para a discussão acerca do estatuto da imagem em sua relação com a religiosidade e com a não-violência enquanto experiência existencial do ser humano.

O evento, com 24 horas de duração, ocorreu no período de 05 a 07 de dezembro de 2016 no auditório da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos no Brasil e no auditório da Casa das Artes (antigo IAP) tendo como público alvo alunos das pós- graduações em Sociologia e Antropologia e Comunicação, assim como público interessado no tema com uma média diária de 40 participantes.

Teve como órgãos financiadores a CAPES e a UFPA/PROPESP e como parceiros: CRF-Centro de Recuperação Feminina da SUSIPE (Superintendência da Sistema Penal), Pastoral Carcerária (CNBB), Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e a  Fundação Cultural do Pará (Casa das Artes).

Além de apresentar a experiência artística como recuperação humana e social praticada nos presídios paraenses, o Seminário abordou as experiências estéticas e éticas no cinema, na música, no humor e também em sua vinculação com a religiosidade tendo como palestrantes pesquisadores nacionais/locais do PPGSA e do ICA - Instituto de Ciências da Arte, assim como pesquisadores estrangeiros (Argentina/Universidad Catolica de Santa Fe e Portugal/Universidade de Coimbra).